sábado, 17 de agosto de 2013

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA SIGMUG-LDA

No próximo dia 5 de Setembro, o Sindicato dos Guardas Municipais de Londrina, Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Cambé, Ibiporã, Cornélio Procópio, Florestópolis, Jacarezinho, Jataizinho, Porecatu, Rolândia, Santa Mariana e Sertanópolis (SIGMUG-LDA), em conformidade com o art. 5º, incisos XVI, XVII e XX da Constituição Federal, estará realizando a sua segunda assembleia geral para ratificar e dirimir a cerca de assuntos tais como, a ratificação da aprovação do Estatuto Social e da eleição e posse da primeira diretoria alem de tratarmos de assuntos gerais e de criarmos um plano de ação para o sindicato.
A assembleia será realizada extraordinariamente no dia 5 de setembro de 2013, à Rua Bélgica 821 – Jardim Igapó, em Londrina/PR, às 8h00min em primeira convocação e às 8h30min em segunda convocação, com qualquer número dos presentes.
Fernando Neves segue à frente do sindicato como presidente e tem com o apoio do Sindserv e da UGT-LDA encaminhando todas as tratativas necessárias para que o SIGMUG-LDA possa o mais rápido possível estar “pronto para em condições de” representar a categoria nas cidades que farão parte da área de abrangência do sindicato, inclusive nas cidades que ainda não tem guarda implantada, prestando assessoria para a criação das mesmas.
A prioridade de conquista segundo o presidente do SIGMUG-LDA é a valorização do profissional de segurança publica municipal pro meio de melhores salários e condições de trabalho com equipamentos em quantidade e qualidade necessários para a segurança do agente e para uma boa execução do trabalho prestado à população. Neves, também acredita que o dialogo que se iniciou entre a AGML e a Administração publica de Londrina irá fazer parte dos trabalhos do SIGMUG-LDA e trará bons frutos.

Neves comentou que hoje a Guarda tem tido dificuldades por falta de efetivo para fazer frente a alta demanda por segurança nos próprios municipais e que o ingresso de mais 200 agentes ira melhorar não só a qualidade do serviços prestado e da segurança dos mesmos, mas também ira fortalecer a categoria. 

Presidente do SIGMUG-LDA esteve presente na 2ª Plenária Nacional das Entidades Filiadas a UGT




Depois de debater o atual cenário político brasileiro, a 2ª Plenária Nacional das Entidades Filiadas a UGT (União Geral dos Trabalhadores), que iniciou na cidade de São Paulo, na terça - feira (13) chega a seu encerramento na tarde desta quarta-feira (14).
Com o tema "UGT e a Constituição de 88: Regulamentar e Cumprir para uma Plena Democracia", o evento cumpriu fundamental de fazer uma leitura sobre  a atualidade política e qual o papel da UGT nessa nova estrutura.
No encontro que reuniu presidentes, dirigentes sindicais, assessores e militantes ugetistas de diversas categorias profissionais em vários Estados da Federação, 1035 delegados (as) inscritos (as) participaram dos debates, das palestras e reuniões nesses dois dias de eventos.
Dentre as palestras que foram ministradas durante o encontro, o tema abordou a conjuntura econômica do país,  a mobilização popular, a perda do FGTS e a Constituição de 88, uma vez que em 2013 fazem 25 anos da elaboração da Carta Magna, mas nem todas suas cláusulas estão sendo cumpridas.
Ricardo Path, presidente da UGT ministrou o tema: "A ação de recuperação das perdas do FGTS", em que a liderança expôs para a plenária quais as medidas e os passos que a central dará para que a classe trabalhadora não seja prejudicada em relação às questões ligadas ao FGTS.
O economista Roberto Macedo,  fez uma análise da conjuntura econômico-social do Brasil e, efetivamente, salientou que o país precisa intensificar sua luta no enfrentamento a alta de juros e que a carga de impostos brasileiros é uma prática que prejudica,  principalmente,  a classe trabalhadora e a população com menor poder financeiro.
O cientista político, Gaudêncio Torquato,  palestrou o tema "As mobilizações populares: o recado das ruas para os poderes públicos" e ressaltou que os atos que aconteceram no mês de junho pegaram de surpresa todas as entidades de organização de classe seja sindical, social ou política. Que este movimento é a consequência de um descontentamento que já vinha há muitos anos e que o repúdio a bandeiras partidárias e sindicais é consequência de uma mudança na representatividade dessas organizações que deixaram de trabalhar mais próximo da população e passaram a atuar mais nas esferas governamentais.
Constituição de 88
Na palestra ministrada pelos representantes da DIAP, André Luiz dos Santos e Neuriberg Dias, ficou claro que a classe trabalhadora tem pouca representatividade no Congresso Nacional, casa onde as leis são constituídas, desta forma é dificultada a aprovação e regulamentação de ações de interesse trabalhistas.
Segundo Neuriberg, é de fundamental importância para a UGT e sindicatos filiados participarem mais efetivamente das reuniões, acompanhar, seja à distância ou presencial, e propor projetos, além de acompanhar e cobrar os parlamentares visando avançar com a pauta trabalhista.
Depois de 25 anos de promulgação da Constituição de 1988, muitos são os dispositivos que ainda estão em vigor. Canindé Pegado, secretário Geral da UGT ressaltou que a Central é a entidade que mais se empenha para que os 117 dispositivos pendentes da Carta Magna sejam regulamentados para que a Constituição Democrática de 88 seja cumprida em sua totalidade.
A UGT fez a proposta para a criação de uma comissão mista destinada a consolidar a legislação federal e regulamentar dispositivos da Constituição.
PL 4330
Em relação ao Projeto de Lei 4330, que trata sobre a terceirização, a UGT assim os (as) Servidores Públicos da UGT,  são radicalmente contrários ao PL 4330 e seus substitutivos.
Luta contra o racismo no mercado de trabalho
Durante o encontro nacional,  Ana Cristina Duarte,  secretária de assuntos para a Diversidade Humana fez o lançamento na casa ugetista da Cartilha de Formação para Debater e Enfrentar o Racismo no Trabalho.
O documento idealizado pelo Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR), já havia sido oficialmente lançado, no estado do Rio de Janeiro, contudo a partir de agora é uma importante ferramenta que será difundida em todos estados da federação por meio das centrais ugetistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário