quinta-feira, 2 de maio de 2013


Guarda Municipal cumpre mandado de desocupação de terras em Belém

                                   

Comunidade está desesperada com a ação dos agentes e resiste.
Bombas de efeito moral foram lançadas para dispersar a multidão.

Cerca de 70 homens da Guarda Municipal de Belém (GMB) deram início, nesta terça-feira (30), ao cumprimento do mandado de desocupação de um terreno localizado em uma área da prefeitura, próximo ao Paraíso dos Pássaros, no bairro de Val-de-Cans, na capital do estado. Segundo informações da GMB, apenas oito famílias de um total de 40 decidiram deixar o local de forma pacífica. O clima é tenso na área. Bombas de efeito moral foram lançadas para dispersar a multidão.
Ainda de acordo com a Guarda Municipal, o despacho do juiz Helder Lisboa, da 1ª vara cível da capital, determina que o mandado de reintegração de posse seja cumprido em sua integralidade. O prazo para desocupação do local, ainda segundo a GMB, encerrou na última segunda-feira (29).
A assessoria de comunicação da Guarda Municipal informou ainda que uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) foi enviada para negociar com os moradores, mas não teve sucesso. Ainda segundo a comunicação da GMB, também tentaram negociar com a comunidade os secretários municipais de habitação e de assuntos jurídicos, que propuseram aos moradores que se cadastrassem no Cheque Moraria, mas novamente sem sucesso. A guarda disse que as famílias que saíram pacificamente foram colocadas em uma lista do projeto.
Em função disso, a GMB afirma que a tropa está preparada para entrar em ação.
A reportagem do G1 entrou em contato com uma moradora que também será despejada e o clima é de desespero na comunidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário